27 julho 2010

Kathy Reichs


Biografia e experiencia profissional

Kathy Reichs nasceu em Chicago em 1950 onde se formou em Antropologia na American University em 1971. Em 1972, foi doutorada em Antropologia Física pela Northwestern University. Estudou ainda na University of Pittsburgh, na Concordia University e na McGill University. Trabalha como antropóloga para o Office of the Medical Examiner (Gabinete do Director de Investigação Médica) na Carolina do Norte, EUA, e para o Laboratoire des Sciences Judiciaires et de Médecine Légale (Laboratório de Ciências Judiciais e Medicina Legal) da província do Quebec, Canadá. Integra o Conselho Consultivo da Polícia do Canadá e está entre os únicos cinquenta antropólogos forenses certificados pelo American Board of Forensic Anthropology (Conselho Americano de Antropologia Forense). Pertence à direcção da American Academy of Forensic Sciences (Academia Americana de Ciências Forenses) e é professora de Antropologia na University of North Carolina, em Charlotte.

O seu trabalho como antropóloga forense é reconhecido mundialmente. Esteve no Ruanda onde testemunhou no International Criminal Tribunal for Rwanda, formado pela Organização das Nações Unidas na sequência do genocídio perpetrado naquele país. Auxiliou o Dr. Clyde Snow e a Foundation for Guatemalan Forensic Anthropology numa exumação de vítimas lançadas em valas comuns na região do Lago de Atitlán, nas terras altas do sudoeste da Guatemala. Participou como membro da Disaster Mortuary Operational Response Team que realizou investigação forense no Ground Zero, após os ataques de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque. Identificou vítimas da Segunda Guerra Mundial no sudoeste asiático e chegou a examinar restos mortais no monumento ao Soldado Desconhecido, em Filadélfia, EUA, onde se encontram os restos mortais de soldados que tombaram durante a Revolução Americana de 1776. Actualmente divide o seu tempo entre Charlotte e Montreal e participa como testemunha especializada em muitos julgamentos, participando em várias conferências em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, ao comentar qualquer texto aqui, voce estará incentivando - ou não - essa futura escritora a escrever mais, por tanto faça seu comentário. Mas senão gostar não se de a trabalho de ler, e se não ler não se de o trabalho de comentar.
Beijones.